segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Adolescentes,emos ou rebeldes sem causa?

                                                                


Quem poderá entender as atitudes que um adolescente tem? Nem nós mesmos que somos mais experientes podemos avaliar, isso porque sempre vamos dizer, na minha época não era assim.Eles estão mais interados em tudo que diz respeito a Internet, pois vivem pesquisando, assistem TV, jogos eletrônicos, sabem tudo a respeito, daí se transformam em fonte de informações.

 
Eles só dão atenção para quem eles aceitam, quando são pequenos, por exemplo a mãe pode ser a mulher mais feia mas para ele torna-se a mais linda, porém para o adolescente já não é assim, passa a ver seus pais de uma maneira diferente e começam a querer corrigi-los. Não devemos encarar esse comportamento de uma maneira ruim, devemos sim aproveitar esses conhecimentos que eles estão adquirindo para obtermos mais informações. Nos dias atuais muitos pais nem se importam com os filhos, vivem na correria do dia a dia, e nem percebem que seu filho está crescendo, está passando por essa fase que na verdade para ele é um conflito em sair da infância e passar pela adolescência. O homem não fala muito mas quando começa fala tudo de uma vez, já a menina fala menos e acha que a pessoa já entendeu.


 
Às vezes quando estamos andando pela rua nos deparamos com algumas situações corriqueiras mas que na realidade nos chocam. Adolescentes rebeldes armando o maior barraco dentro de casa, soltando palavras horrorosas, isto porque a partir do 11 ou 12 anos o adolescente começa a agir por si só, faz o que dá em sua cabeça, não precisa do auxílio de ninguém, é capaz de lidar com seus conceitos sobre liberdade e justiça. Ele domina sua capacidade de criar conceitos sobre o mundo, e passa até por sua cabeça que ele poderia mudar o mundo, fazer uma reformulação. Talvez isto seja apenas uma maneira de extravasar seus sentimentos que até mesmo eles nem sabem o que são, por isso se expressam até de uma maneira violenta para chamar a atenção.
Pais, procurem manter um diálogo com seus filhos, isso é muito importante para eles, seja amigo do seu filho, não deixe que ele tenha outro tipo de amizade que poderá leva-lo a destruição. Procure entende-lo, ajude-o, afinal vocês já passaram por esta fase e sabem o quanto é difícil estar na pele deles.
                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário